Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Tendências para condomínios logísticos na América Latina

O setor de condomínios logísticos brasileiro atingiu um marco significativo em 2022, terminando o ano com mais um recorde de novo estoque de galpões, com cerca de 3 milhões de m² de estoque em novos galpões das classes A+, A e B. Agora em 2023 o crescimento segue intenso, e a expectativa é que esses números aumentem ainda mais.

Mas essa tendência não é apenas para o mercado brasilero. Em toda a América Latina há um crescimento de toda a cadeia logística, com movimentos parecidos para alavancar o setor.

Pensando nisso, a Smart Duo analisa as principais tendências para condomínios logísticos na América Latina. Confira!

Localização estratégica

A principal tendência é a busca pela localização perfeita. Nesse contexto, as vias de acesso são fundamentais pois é através dela que é feito o escoamento e a distribuição dos produtos.

Outro importante diferencial é quando o condomínio tem acesso aos diferentes modais, tais como aéreo, rodovias, ferrovias e ao marítimo, além da proximidade dos pólos consumidores. Essa é uma tendência que está totalmente ligada ao Last Mile.

Cross-Docking

Essa é uma tendência indispensável para o e-commerce. Para inquilinos desse setor, a presença de um cross-docking estratégico é determinante para a capacidade de adaptação e flexibilidade do imóvel. Isso permite atender às diversas demandas e acompanhar o avanço tecnológico, o que é uma tendência crucial para implementação de projetos de automação.

À medida que as compras pela internet continuam a experimentar um forte crescimento, as empresas precisam estar preparadas com a infraestrutura adequada para acompanhar a demanda e se manterem competitivas.

Os sistemas de cross-docking oferecem uma vantagem indispensável ao possibilitar uma distribuição logística eficiente. Dessa forma, as demandas dos consumidores são mais facilmente atendidas.

Sustentabilidade

Essa é uma prioridade cada vez mais crescente no setor imobiliário comercial, principalmente os de alto padrão. Questões relacionadas ao ESG estão sendo cada vez mais vitais e necessárias para a indústria imobiliária. Com o aumento da consciência da sociedade em relação à urgência em torno das questões ambientais, as empresas são pressionadas a adotar práticas cada vez mais sustentáveis para se manterem competitivas e atenderem às expectativas dos consumidores.

Os investidores estão dando mais e mais atenção aos critérios ESG em suas decisões, tornando crucial para o setor imobiliário comercial endereçar essas questões. Condomínios construídos para viabilizar práticas sustentáveis e que tenham certificados de sustentabilidade têm uma vantagem significativa na atração de inquilinos e investidores.

Estrutura para as equipes

O lado humano e a promoção do bem-estar dos colaboradores nunca esteve tão em evidência. Projetos que incluem espaços como áreas verdes, espaços de convivência e relaxamento proporcionam conforto e conveniência, promovendo um ambiente de trabalho mais agradável e aumentando a qualidade de vida dos profissionais que circulam diariamente pela estrutura.

Para se manter competitivo no mercado imobiliário comercial, que está em constante transformação, os investidores e proprietários devem se manter atualizados sobre as tendências. Essas quatro tendências são essenciais para acompanhar a evolução de galpões na América Latina.

Agora você já sabe quais são as principais tendências no setor de condomínios logísticos para acompanhar nos próximos anos. Fique por dentro dessas informações e garanta sucesso nos seus negócios.

E para fazer seu projeto de novo condomínio logístico, conte com a Smart Duo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Receba nossa newsletter