Você já parou para se perguntar o que faz um arquiteto? Este profissional projeta espaços diversos, cria as plantas, planeja as construções, define os materiais que serão usados e propõe soluções que atendam às necessidades de seus clientes.
De acordo com uma pesquisa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), menos de 15% da população já usou os serviços de um arquiteto. Muitas pessoas têm dúvidas acerca do trabalho desse especialista.
Como vimos, as atividades vão muito além de projetar, passando pelo acompanhamento completo e o monitoramento diário da construção. Se você quer saber mais e entender como a contratação pode influenciar na qualidade da sua obra, continue a leitura!
O trabalho do arquiteto
O arquiteto é responsável pelo projeto, supervisão e execução de obras de arquitetura. Isso envolve o controle e desenho do espaço. Por isso, além de fazer muitos cálculos, este profissional também tem um lado criativo aguçado.
Este trabalho é essencial para organizar áreas internas e externas para oferecer bem-estar e funcionalidade aos usuários. Entre as atividades estão a escolha dos materiais, o conforto térmico e acústico, as instalações hidráulicas e elétricas e o projeto de iluminação.
Atividades do arquiteto
Este profissional pode atuar em várias áreas. De acordo com a Lei Federal 12.378 de 31/12/2010, as atividades e atribuições do arquiteto e urbanista consistem em:
- supervisão, coordenação, gestão e orientação técnica;
- coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e especificação;
- estudo de viabilidade técnica e ambiental;
- assistência técnica, assessoria e consultoria;
- direção de obras e de serviço técnico;
- vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem;
- desempenho de cargo e função técnica;
- treinamento, ensino, pesquisa e extensão universitária;
- desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, padronização, mensuração e controle de qualidade;
- elaboração de orçamento;
- produção e divulgação técnica especializada;
- execução, fiscalização e condução de obra, instalação e serviço técnico.
Diferença entre arquitetura e engenharia
Não é incomum que algumas pessoas confundam as profissões. A arquitetura e engenharia se complementam, mas as diferenças são notáveis.
O engenheiro se envolve mais com o gerenciamento de obra do que com a concepção do projeto. Já o arquiteto trabalha mais as questões humanas relacionadas ao uso da construção.
Vantagens de contratar um arquiteto
Para garantir o sucesso da obra, é necessário ter um profissional habilitado para desenvolver projetos e reformas. Muito além de questões estéticas, a contratação de um arquiteto otimiza recursos, gera economia na compra de materiais, traz personalidade e funcionalidade para os espaços e influencia positivamente em questões de segurança e salubridade.
Além disso, de acordo com a Norma Brasileiro NBR 9050, os locais projetados por arquitetos e urbanistas devem ser acessíveis, considerar a segurança e o conforto dos materiais utilizados (de acordo com a Norma de Desempenho) e levar em conta questões como ventilação cruzada e iluminação natural. Com tudo isso sendo considerado no projeto e na execução da obra, há a consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas que usarão os espaços.
Agora que você já entendeu o que faz um arquiteto, sabe a importância deste profissional para o sucesso das obras e construções. Conheça os serviços da Smart Duo e saiba como podemos ajudar a sua empresa!