Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Conheça os 4 pilares da metodologia BIM

Para implementar com sucesso o Building Information Modeling (BIM), que em tradução livre se refere à Modelagem de Informações da Construção, é preciso observar quatro pilares. Pessoas, Processos, Tecnologia e Gestão são a base de uma entrega completa e que atenda aos requisitos do cliente.

Tendo esse norte é possível oferecer maior entendimento sobre os entregáveis e realizar um trabalho assertivo. O cálculo realista de tempo, recursos financeiros e humanos que serão investidos garantem a satisfação com o resultado.

Continue a leitura e saiba mais sobre os pilares da metodologia BIM!

Pilares da metodologia BIM

1. Pessoas

Mudanças podem gerar desconforto e até desconfianças por parte dos profissionais envolvidos. Ao implementar o BIM toda a equipe deve estar engajada e disposta a aprender e aplicar o método.

No começo, é normal que haja estranhamento. As pessoas estão acostumadas a realizar as tarefas de certa forma e já dominam o processo. Implementar uma nova metodologia traz desafios.

2. Processo

A empresa precisa ter seus processos bem desenhados para ser viável a implementação do BIM. Às vezes, será preciso adquirir novos conhecimentos para se adaptar à nova tecnologia. Não é só uma mudança de ferramenta é uma alteração nos processos que já existem.

3. Tecnologia

As ferramentas da metodologia BIM são diferentes e podem usar outras tecnologias. Mesmo que seja possível projetar a edificação em softwares 2D, a forma de fazer se distingue. Lembre-se que, apesar de as duas focarem no projeto de um edifício, são completamente diferentes.

4. Gestão

A gestão é o elo entre os outros três pilares. Por meio dela, pessoas, processos e tecnologia funcionam em harmonia para cumprir o objetivo. Isso exige um esforço, mas os benefícios se mostraram suficientes para que você aposte nesta evolução.

A partir do momento em que uma nova tecnologia, neste caso o BIM, chega com melhorias para a execução e entrega do serviço, porque continuar na zona de conforto? Se algo pode trazer mais rapidez, confiabilidade, segurança e qualidade na entrega de meus serviços é estratégico investir na mudança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Receba nossa newsletter