Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Mini Glossário da Arquitetura Logística

Quando estamos iniciando em uma área nova, algumas expressões nos confundem ou prejudicam nossos estudos. Até um profissional experiente vez ou outra se depara com “aquela palavrinha” que ele não faz a menor ideia do que se trata. Para auxiliar a todos que possam ter alguma dúvida, fiz aqui um glossário de algumas expressões comuns da Arquitetura Logística que nunca mais vão quebrar a cabeça de ninguém que leu esse texto:

1.            Autoportantes – colunas das estruturas de armazenagem que suportam todos os esforços próprios do edifício, seja nas laterais ou na cobertura. É utilizado para alturas acima de 20 metros e há tolerância tanto no projeto quanto na fabricação das estruturas mínimas.

2.            Docas ou Docks – local intermediário em que as mercadorias ficam entre a expedição e os transportes.

3.            Mezanino – plataforma apoiada por colunas usada para estocagem ou operação, construída em um plano superior, o qual permite o movimento de pessoas e equipamentos embaixo.

4.            Quantidade logística econômica – quantidade que minimiza o custo logístico total.

5.            Rampa niveladora – localizada na plataforma externa da doca, usada para elevar e abaixar uma carroceria para que a base fique ao nível do piso da doca.

6.            Armazém Trata-se de um espaço destinado ao armazenamento de matérias-primas, produtos em produção e aqueles que já foram finalizados e aguardam a próxima etapa da cadeia de suprimentos. Ou seja, a carga fica nesse ambiente por tempo limitado.

7.            Centro de Distribuição é onde a carga é recebida de maneira consolidada, armazenada e depois fracionada. Logo em seguida, a depender dos pedidos, ela é encaminhada ao cliente — que pode ser uma empresa ou uma pessoa física.

8.            Custo Logístico se refere a todos os gastos necessários para colocar o setor em perfeito funcionamento.

9.            ERP é um sistema de gestão empresarial. Em outras palavras, ele é um software que possui múltiplas funções e auxilia gestores e empreendedores a gerirem seus negócios de maneira eficiente e segura.

10.          FIFO: Ele é extremamente útil para empresas que trabalham com produtos perecíveis e com prazo de validade curto, pois reduz os índices de perdas de mercadorias. Além disso, quando bem implementado, reduz custos e favorece a conquista de um estoque mais organizado e controlado.

11.          Fullfillment é um termo em inglês traduzido como “cumprimento” ou “realização”. Trata-se de um conceito recorrente no dia a dia do setor e, de maneira resumida, pode ser explicado como o processo de atendimento a um cliente.

12.          Kaizen: Dentro da logística, esse conceito visa a conquistar uma empresa mais produtiva e, ao mesmo tempo, a reduzir custos. O pressuposto é bastante simples: todo processo pode ser aprimorado.

13.          Lifo: Conhecer esse método é essencial, principalmente quando a empresa trabalha com produtos que demandam uma alta rotatividade no estoque e possuem prazos de validade mais extensos.

14.          Paletização é um método de organização e gestão de estoque muito utilizado em empresas de todo o mundo. Baseada no uso de paletes e de empilhadeiras, os produtos são devidamente organizados e empilhados.

15.          Supply Chain: Também conhecida como cadeia de suprimentos, o supply chain compreende o conjunto de fornecedores, recursos e pessoas que são imprescindíveis para os processos de criação, fabricação, desenvolvimento e entrega das mercadorias de uma empresa.

16.          Frete Full Truck Load (FTL) também é chamado de lotação, porque possui uma carreta somente para o transporte de materiais de um cliente único.

17.          Manifesto de carga: Esse documento fiscal relaciona o conteúdo da carga a uma operação de transporte.

18.          Frete Valor É sinônimo de ad valorem, ou seja, a taxa cobrada para o seguro da carga transportada

19.          Gerenciadora De Risco É uma empresa que foi contratada para fazer o acompanhamento da viagem rodoviária. Ela faz o rastreio da operação e tem informações sobre a localização geográfica de cada equipamento em trânsito em tempo real.

20.          HUB Refere-se a um ponto central que serve para distribuir, coletar e separar produtos para uma área ou região específica.

21.          Last Mile: É nessa etapa que as mercadorias são distribuídas aos seus destinos finais, ou seja, para os consumidores. Essas entregas podem ser direcionadas a pessoas físicas, em relações chamadas B2C, ou pessoas jurídicas, em relações do tipo B2B.

22.          BIM: Significa modelagem da informação da construção, trata-se de uma metodologia de projeto que permite o desenvolvimento de um modelo tridimensional inteligente, ou seja, o modelo tem informações que podem ser extraídas e utilizadas durante as fases de orçamentação, planejamento e obra. Além de permitir uma compatibilização de projetos mais eficiente se comparadas a metodologia de projetos tradicional.

23.          Triple A: O conceito no mercado imobiliário se refere ao que há de melhor na categoria de empreendimentos corporativos na atualidade, ou seja, o nível máximo de qualidade, padrão de construção e de tecnologia quando se fala de sistemas prediais.

24.         Cross Docking: É o nome dado a um tipo de sistema de distribuição que funciona assim: quando alguém compra determinado produto no seu site, ele é enviado a um centro de distribuição ou armazém que, por meio de um sistema organizado de redistribuição, o envia para o cliente.

Os bônus e promoções de jogos casino gratis online podem ser comparados a estratégias de redistribuição em cross-docking. Os jogadores recebem incentivos adicionais na forma de bônus por registro, depósito ou participação em promoções, o que cria uma carga emocional adicional para um jogo mais emocionante.

Lembrou de mais alguma expressão? Deixe nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Receba nossa newsletter