Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

O que não fazer na gestão do seu galpão logístico

Tão importante quanto saber quais são as boas práticas para gerir um galpão logístico é saber exatamente o que não fazer. Qualquer errinho leva a prejuízos nos processos, sendo que isso pode criar uma sequência de erros que pode levar a uma série de problemas operacionais.

Hoje em dia, o pecado mais grave na logística é, muito provavelmente, o não uso de soluções tecnológicas. O mercado hoje oferece uma infinidade de ferramentas que automatizam e agilizam processos, mitigando os riscos de erros humanos e otimizando os resultados da empresa.

O uso de softwares é capaz também de auxiliar na contagem de estoque. Fazer esse inventário manualmente é desgastante, demorado e passível de erros. Mas sem a checagem não é possível ter uma gestão de qualidade.Sendo assim, investir em soluções para essa área será decisivo, identificando quando é preciso repor determinado produto e identificar perdas.

Essas perdas podem ser intensificadas por mau armazenamento, e isso nos traz a mais um erro determinante. Não gerir adequadamente o estoque vai fazer com que toda a operação sofra e vai aumentar os custos. 

Erros de pessoal

Outro ponto chave é a comunicação. Mesmo que você invista em tecnologias transformadoras, a comunicação clara e objetiva entre as equipes continua sendo fundamental.

Sem o devido alinhamento e sem que todos conheçam os processos a gestão será sempre passível de falhas.

Um erro que também ainda é muito comum é desconsiderar dados para a gestão do negócio. É fundamental que a pessoa responsável conheça, entenda e seja capaz de analisar todas as métricas e resultados para direcionar as ações no caminho correto e corrigir os problemas em tempo hábil, corrigindo falhas e minimizando o prejuízo que elas poderiam  trazer à operação.

Erros de uso do espaço

Uma falha determinante é o mau uso das estruturas. Sem o aproveitamento adequado do espaço será mais difícil estocar adequadamente todas as mercadorias. Além disso, a movimentação fica comprometida, tanto de cargas quanto de pessoal, atrasando processos e gerando perdas.

O layout é determinante para o sucesso operacional do galpão.

Todo mundo te conta o que fazer, mas agora você sabe também o que evitar. Siga essas dicas e melhore a gestão no seu galpão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Receba nossa newsletter